DEFENDER ROMEO

E TODOS OS ATIVISTAS DE DIREITOS DEMOCRÁTICOS E SOCIAIS NAS FILIPINAS

Os advogados da Rede Progress Law, um grupo de advogados progressistas da Bélgica, atuantes na defesa de direitos humanos e na defesa dos direitos dos trabalhadores e migrantes, se chocaram ao ouvir que Romeo Capulong sofreu uma tentativa de assassinato.

Todos nós sabemos do excelente trabalho por verdadeira justiça realizado por nosso amigo e colega Romeo Capulong. Alguns de nós tiveram o privilégio de encontrá-lo e discutir com ele tópicos de comum interesse, como a defesa daqueles que não têm nenhum direito em nossa sociedade.

Milhares de advogados no mundo vendem todos os dias sua especialidade aos ricos, àqueles que têm poder econômico, financeiro e político. Mas, por outro lado, advogados em todas as partes do mundo se põem ao lado daqueles que estão lutando pela verdadeira justiça, pelos direitos da vasta maioria de se libertarem da opressão, ocupação, pobreza, falta de terra e casa. Sabemos que Romeo Capulong tem dedicado sua vida a se levantar pelo povo das Filipinas e do mundo.  Em qualquer situação em que o povo sofre opressão e luta contra ela, aqueles que se levantam por ele, sejam advogados, padres, trabalhadores sociais ou ativistas de todo tipo, se tornam também alvo da repressão.

Entendemos que o trabalho de Romeo Capulong para defender os trabalhadores de Hacienda Luisita, que enfrentaram a brutal repressão que resultou em muitos mortos e feridos, fez dele também um alvo dos responsáveis pelos assassinatos, como aconteceu com Abelardo Ladera, um membro do conselho regional, William Tadena, um padre e o líder camponês Marcelino Beltran e muitos outros.

Nós exigimos que as autoridades filipinas tomem uma iniciativa imediata contra os responsáveis pelos assassinatos cometidos. A falta de ação só pode ser interpretada pelos esquadrões da morte, assim com por qualquer outro observador, enquanto um encorajamento para prosseguirem os assasssinatos. Exigimos que as autoridades filipinas protejam efetivamente a vida e a integridade física de Romeo Capulong e nós deteremos as autoridades filipinas responsáveis se qualquer dano for causado a nosso colega e amigo.

Pedimos às organizações internacionais de advogados e trabalhadores de direitos humanos para apoiarem de qualquer forma nossos colegas e todos aqueles ameaçados pelos esquadrões da morte nas Filipinas, como organizações observadoras, com cartas de protesto às autoridades filipinas e se necessário, solicitar a presença dos advogados filipinos e trabalhadores de direitos humanos ao lado de nossos amigos como um escudo humano para protegê-los.

Vamos informar à opinião pública de nosso país e a todas as organizações das quais participamos das ameaças contra Romeo Capulong e contra aqueles que defendem direitos sociais e democráticos nas Filipinas.

Em nome da Rede Progress Law (Direito Progressista)
Jan FERMON
Raf JESPERS

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *