Foi distribuído ontem, no dia 17/04/2023, o Recurso Especial contra o acórdão que condenou arbitrariamente 4 camponeses do já desmontado Acampamento Manoel Ribeiro.
O processo seguiu, desde o inquérito, eivado de provas ilícitas, oriundas de flagrantes forjados, além da comprovada tortura física e psicológica dos presos no momento da detenção. A argumentação da defesa, incluindo todo o extenso conjunto probatório favorável aos réus, contudo, foi culposamente ignorada pela justiça de Rondônia, de modo a tornar esse recurso ao STJ indispensável.
O número e a gravidade das violações ao devido processo legal, por sua vez, apenas escancaram a motivação política da perseguição do povo, em particular, dos camponeses em luta pela terra, em um estado dominado por latifundiários grileiros.
Os 4 jovens processados respondem em liberdade, após terem permanecido 7 meses nas masmorras do sistema penitenciário do Estado de Rondônia.
A defesa seguirá denunciando as atitudes covardes do estado, e lutando para garantir o direito do povo lutar pelos seus direitos!