A Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta (ABRAPO) e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO) vêm às entidades, movimentos e personalidades democráticos de nosso país e de todo o mundo, apresentar os graves fatos denunciados pela Corriente del Pueblo Sol Rojo e nos somarmos em seu chamado por ações locais, nacionais e internacionais, no próximo dia 30 de agosto (sábado), exigindo: a apresentação, vivo e ao vivo, do Dr. Ernesto Sernas García e a demissão de Michel Julián López da Comissão de Busca em Oaxaca.
O caso do Dr. Ernesto Sernas García tem relevância internacional e está sendo analisado pelo Comitê das Nações Unidas para Desaparecimentos Forçados em Ação Urgente 540/2018. O Dr. Ernesto Sernas García é professor da Universidade Autônoma Benito Juárez de Oaxaca (UABJO), ensaísta, conferencista e pesquisador. Ele também atuou como advogado de defesa dos presos políticos de 7 de junho de 2015, acusados pelos governos de Gabino Cué e Enrique Peña Nieto de terrorismo e posse de explosivos reservados ao exército mexicano.
No próximo sábado, 30 de agosto, celebra-se o Dia Internacional dos Desaparecidos. No México há uma terrível cifra de mais de 130 mil desaparecidos, mais de 72 mil corpos não identificados e dezenas de milhares de fossas clandestinas.
A Corriente del Pueblo Sol Rojo denuncia que “trata-se de uma guerra de contrainsurgência de baixa intensidade, concebida no quartel-general do imperialismo ianque e seguida à risca pela doutrina militar do Estado mexicano”, que tem entre seus objetivos centrais “sufocar a rebelião das massas com sangue e fogo antes que ela possa começar (militarização da economia, da indústria, da vida pública e formação de um estado policial-militar)”
O caso do Dr. Ernesto Sernas García é o mais recente desaparecimento forçado por motivação política documentado em Oaxaca e, portanto, ecoa os milhares de companheiros que foram desaparecidos pelo velho Estado em retaliação por suas atividades políticas como ativistas, líderes de base, estudantes, camponeses ou sindicais, guerrilheiros e comunistas.
A ABRAPO nos somamos a Corriente del Pueblo Sol Rojo econclamamos os democratas e defensores dos direitos do povo de todo o mundo a se somarem a essa justa e necessária campanha levantando as seguintes palavras de ordem:
30 de agosto, Dia Internacional dos Desaparecidos, nem perdão nem esquecimento!
#ApresentaçãoDrSernasComVida
Ernesto Sernas García, uma apresentação ao vivo!
Eles os pegaram vivos, nós os queremos de volta vivos!
Demissão de Michel Julián López da Comissão de Busca em Oaxaca!
Você pode compartilhar fotos, vídeos e outros materiais relacionados a essa de suas atividades com a Corriente del Pueblo Sol Rojo por meio do e-mail cpsolrojo@gmail.com
Brasil, 27 de agosto de 2025
Associação Brasileira de Advogados do Povo Gabriel Pimenta (ABRAPO)
e Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos (CEBRASPO)