Denúncia – Rona Wilson, advogado do povo indiano tem computador invadido e ‘provas’ plantadas de ‘vínculo com maoistas’

A Associação Brasileira de Advogados do Povo (ABRAPO), repudia as armações contra o advogado do povo indiano Rona Wilson, advogado popular indiano e Secretário de Relações Públicas do Comitê de Defesa dos Presos Políticos (CDPP) – perseguido político desde 2018 acusado de vínculo com o clandestino Partido Comunista da Índia (Maoista) – conseguiu comprovar a maquinação reacionária. Seu computador foi manipulado durante mais de 22 meses, pelo que tudo indica pela polícia política indiana do fascista Narendra Modi, antes de uma busca e apreensão realizada naquele ano. Assim, a “prova” de que Rona é vinculado aos maoistas – uma suposta correspondência “encontrada” em seu computador – se manifesta completamente farsesca.

As cartas foram colocadas no computador através de mercenários cibernéticos (hackers) utilizando-se de software malicioso, segundo o informe forense digital Arsenal Digital. Foram mais de dez correspondências falsas incriminando o ativista.

“O Arsenal recebeu um disco rígido em 31 de julho de 2020, que continha imagens forenses e produtos de trabalho policial relacionados com Wilson e outros acusados no caso Bhima Koregaon. A análise baseou-se em grande parte em uma imagem forense obtida do disco rígido de dentro do computador de Wilson e uma memória USB que havia se conectado ao computador”, disse o informe.

Ainda segundo o informe, o agente que incriminou Wilson tinha muitos recursos e tempo disponíveis, pela complexidade do ataque. Além disso, o malware utilizado teria sido implementado no transcurso de quatro anos antes de ser utilizado no ataque, que durou 22 meses, o que revela uma ação planificada de longo prazo.

“Esse é um dos casos mais graves de manipulação de provas que o Arsenal encontrou, segundo várias métricas que incluem o vasto período de tempo entre a entrega do primeiro e do último documento incriminatório. O computador do Wilson foi comprometido em 13 de junho de 2016, depois de uma série de correios eletrônicos suspeitos de alguém que usava a conta de correio eletrônico de Varavara Rao”, assinalou o informe.

A farsa é tamanha que, segundo os peritos, não há nenhuma evidência de que os arquivos tenham sido abertos sequer no computador de Rona Wilson. Foram plantados e assim ficaram.

Em uma das cartas plantadas, a polícia de Pune menciona que Varavara Rao e Rona Wilson estariam maquinando, com o PCI (Maoista), a execução do primeiro-ministro fascista Modi.

O advogado foi também co-acusado de um episódio de violência em Bhima Koregaon, quando ativistas e massas celebraram os 200 anos de uma batalha na qual destacamentos dalits venceram o Exército de um clã Brâmanes – os dalits conformam uma casta oprimida e explorada, onde se encontra a maioria das classes populares – e foram atacados por grupelhos fascistas, contra os quais reagiram. Com tais provas de maquinação policial, a defesa de Wilson pede a inclusão dessas informações no processo, para inocentá-lo.

Informações: https://anovademocracia.com.br/noticias/15193-india-rona-wilson-tem-computador-invadido-e-provas-plantadas-de-vinculo-com-maoistas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *