Campanha de Solidariedade – Tekoha Avaeté

URGENTE! Os indígenas Guarani e Kaiowá do Tekoha Avaeté precisam de agasalhos diante da chegada da frente fria, de alimentos e de lona para reconstruir suas moradias.


As doações podem ser encaminhadas para o seguinte endereço: Rua Eduardo Cersósimo de Souza nº 1.740, Q3L18, Parque Alvorada, CEP 79823-350, Dourados-MS.


Doações em dinheiro: via PIX ou transferência bancária
Chave PIX: 06266638142
Banco do Brasil Ag 0740-4 / CC 26.807-0 Iniciais GYKS

Localizado na cidade de Dourados-MS, o Tekoha Avaeté é um território indígena que abriga uma comunidade Guarani e Kaiowá composta por cerca de vinte famílias, entre mulheres, idosas e crianças. Nos últimos anos, o Tekoha Avaeté tem sofrido com constantes ataques de “pistoleiros”, supostamente a mando de fazendeiros que não aceitam a presença dos indígenas na região.


Soma-se a isso um quadro grave de omissão do Estado, que relega os indígenas a uma condição de extrema vulnerabilidade e de violação aos direitos humanos à moradia, à alimentação adequada, à água potável, à segurança, dentre outros, além de negar sistematicamente o direito originário à terra tradicionalmente ocupada, pressuposto para a fruição de todos os demais direitos elencados. Diante disso, a Associação Brasileira dos Advogados do Povo Gabriel Pimenta – ABRAPO, tem atuado para fornecer assistência jurídica à comunidade do Tekoha Avaeté.


Tratam-se, porém, de necessidades emergenciais, como a fome e o frio, que não podem aguardar a morosidade do Poder Judiciário. Pensando nisso, a ABRAPO lança esta Campanha de Solidariedade, em caráter emergencial, a fim de arrecadar alimentos e agasalhos para os indígenas Guarani e Kaiowá do Tekoha Avaeté.


Desde já, agradecemos.
Demarcação já!

Saiba mais em: https://www.folhadedourados.com.br/perto-da-ufgd-retomada-guarani-e-kaiowa-sofre-ataques-armados-recorrentes/


https://anovademocracia.com.br/noticias/16162-ms-pistoleiros-atacam-tekoha-avaete-ii-em-dourados-a-mando-do-latifundio

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *