ABRAPO E CEBRASPO OFICIAM EMBAIXADA DO MÉXICO NO BRASIL

A Associação Brasileira dos Advogados do Povo – ABRAPO e o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos – CEBRASPO enviaram na última segunda-feira (20 de março) um ofício em solidariedade aos camponeses e povos tradicionais do Estado de Oxaca, também repudiando os assassinatos e desaparecimentos forçados de ativistas no contexto da construção do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT). O documento foi recebido e assinado pela Cônsul dos Estados Unidos Mexicanos no Brasil, e será remetido à respectiva Embaixada. O teor pode ser conferido a seguir:

Vimos manifestar o nosso profundo repúdio aos assassinatos e desaparecimentos forçados de ativistas em luta contra os impactos sociais e ambientais derivados da construção do Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT).
A implementação das ferrovias e rodovias do referido projeto tem, desde seu início, ocasionado expulsões de povos tradicionais, impactos ambientais e incremento da violência contra camponeses, vindo a atuação do governo de subjugação nacional a apenas favorecer o latifúndio e as multinacionais, a partir das isenções fiscais e flexibilizações decorrentes da configuração da região enquanto Zona Especial.
Foram relatados diversos episódios de ameaças e chacinas contra camponeses, assim como ataques de latifundiários e paramilitares direcionados a recursos essenciais às comunidades locais, como a destruição de postes de luz, cercas e mangueiras para transporte de água potável em Rincon Tagolaba.
Frente às diversas violações aos direitos dos povos no Estado de Oxaca, dispomos a nossa solidariedade, para então convocar a todos os revolucionários, democratas e progressistas do Brasil e do mundo a impulsionar a denúncia das agressões, assassinatos e desaparecimentos decorrentes do projeto do CIIT, assim como exigir o aparecimento com vida dos ativistas e a apuração e investigação dos mandantes e assassinos dos camponeses
“.

O jornal A Nova Democracia disponibilizou a cobertura do ato, veja o vídeo:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *