NOTA DE REPÚDIO ÀS DIFAMAÇÕES FEITAS PELA ATUAL DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE QUILOMBOLA DE QUEIMADAS

A ABRAPO – Associação Brasileira dos Advogados do Povo Gabriel Pimenta, reproduz a nota do MAM e manifestar seu irrestrito apoio ao trabalho dedicado do Professor Dr. Matheus de Mendonça Gonçalves Leite como advogado da Federação das Comunidades Quilombola do Estado de Minas Gerais – N’Golo. Repudiamos os ataques e tentativas de desmoralização do incansável trabalho realizado por ele e o vil esforço que tem feito a nova diretoria da Associação Comunitária Quilombola de Queimadas de afastar o árduo trabalho do Dr. Matheus em fazer com que a comunidade local seja ouvida, antes que empreendimento minerário seja instalado na região. Associação Comunitária esta que nem mesmo representa todas as comunidades afetadas pelo empreendimento minerário. O Dr. Matheus não é um advogado “branco” defendendo remanescentes de quilombolas, é um defensor aguerrido dos direitos do povo e para isso tem dedicado sua vida.

O intuito de tentar desqualificar o advogado como autêntico representante das comunidades quilombolas, demonstra que ele está no caminho certo. Seu trabalho incomoda o latifúndio e os interesses das mineradoras, demonstrando uma vez mais que a semifeudalidade é um fato concreto no Brasil.

Reafirmamos que a atuação do advogado não será restringida, será defendida e apoiada, assim como o direito da comunidade quilombola de Queimadas e região de defender seu território.

Associação Brasileira dos Advogados do Povo Gabriel Pimenta – ABRAPO

International Association of People’s Lawyers – IAPL